Eu sei de empresas de MMN que fizeram tudo certo (tem boa intenção, ótimos produtos e um plano de compensação justo), mas mesmo assim acabaram fracassando devido ao comportamento dos líderes que desvirtuaram o negócio. Um treinamento de má qualidade pode criar comportamentos anti-éticos e desonestos por parte dos distribuidores o que pode afetar seriamente a imagem de uma empresa e causar sérios danos à mesma.
Um sistema de treinamento de MMN efetivo deve abordar tudo que uma pessoa precisa saber para atingir o sucesso. Isso inclui o que dizer aos prospectos em diferentes situações, como convidar, como lidar com as objeções, como respeitar as pessoas, o que pode ser dito e o que não pode. Tudo tem que ser aboradado pois a maioria das pessoas que começam no Marketing de Rede não tem essas habilidades.
É o treinamento de MMN que transforma a pessoa comum em um líder eficaz e de sucesso nesse negócio. Nesse sentido o Marketing Multinível não é diferente de qualquer outra organização do mundo sejam elas equipes de vendas, esportivas, militares, ou mesmo artísticas. Quem treina o seu pessoal mais e melhor do que qualquer outro sempre alcançará melhores resultados que aqueles que são pior treinados.
Como avaliar o sistema de treinamento de MMN
- O treinamento oferecido produz distribuidores de sucesso?
- O treinamento aborda a venda dos produtos para os clientes?
- O treinamento é específico e aborda todas as habilidades necessários para alguém alcançar o sucesso no Marketing de Rede?
A pessoa está te prometendo grandes quantias de dinheiro para pouco ou nenhum esforço?
Exemplo de má atividade: “Esta empresa é sensacional! Eu comecei faz só 3 meses e minha renda já passa dos R$15.000,00. Eu nem sei direito o que estou fazendo. É muito louco – Eu só falo com as pessoas e meu cheque não pára de crescer.”Exemplo de boa atividade: “Esta empresa é muito boa! Eu comecei faz só 3 meses e eu me dediquei ao treinamento. Eu já tenho umas 30 pessoas consumindo o produto e elas estão gostando bastante. Eu já patrocinei uma dúzia de pessoas com as quais eu tenho trabalhado e treinado. Nesse mês eu já vou ganhar mais do que eu ganhava no meu trabalho anterior, e agora eu tenho mais tempo de ficar em casa com a minha família.”
A pessoa está violando a lei alegando que os produtos que ela representa curam o câncer ou qualquer outra doença?
Exemplo de má atividade: “Estes produtos são fantásticos! Por Deus! O meu irmão foi diagnosticado com câncer no ano passado e ele começou a tomar esses produtos. Agora ele não tem mais câncer. Eu tinha muitas dores de cabeça e depois que comecei a tomar esses produtos eu nunca mais senti, sem falar que a minha mulher não tem mais TPM.”Exemplo de boa atividade: “Estes produtos são fantásticos! Veja o meu caso, eu sentia dores de cabeça com freqüência no passado, mas ultimamente elas parecem ter sumido. Eu não posso garantir que o produto tenha qualquer coisa a ver com isso, pois agora eu estou tomando mais água e estou menos estressado, mas ninguém vai conseguir fazer com que pare de consumi-los. Eu realmente adoro esses produtos.”
A pessoa está interessada em você?
Exemplo de má atividade: A pessoa te liga dizendo o que elas tem sem se importar se você quer ou não? Ela parece que está te atropelando? Ela parece estar só pensando nela mesma e não no seu bem estar e sucesso?Exemplo de boa atividade: A pessoa te trata como um ser humano. Ela é educada, te pergunta sobre o teu momento de vida e onde você quer chegar. Ela retorna as suas ligações e emails dentro no máximo 2 dias. Ela se esforça para identificar o que é que está impedindo o teu sucesso e mostra soluções adequadas para o seu progresso. (importante: o que eu disse aqui é recíproco. Você não pode esperar que o seu patrocinador dedique muito tempo e atenção para você se você não faz por merecer. Dê o seu melhor e entre em ação, não a nada pior para um líder do que gastar tempo e energia dando treinamento para você e você nunca fazer nada).
Esse artigo conclui a série de artigos que eu planejei sobre como avaliar uma empresa de Marketing Multinivel. Em resumo você deve procurar uma empresa cujos donos estejam comprometidos e produtos que tornem a vida das pessoas melhor. Uma empresa cujos donos vejam nos seus distribuidores o seu recurso mais valioso.
Assegure-se de que o plano de compensação paga muito bem os líderes e que existam líderes nos níveis mais altos do plano. Evite planos que recompensam mais a adesão de novas pessoas do que o consumo repetitivo dos produtos.
Se a pessoa que está patrocinando você faz parte de um grupo com um bom treinamento, aproveite isso bem; se não, não reclame – você só perderia tempo. Simplesmente busque treinamento por conta própria. O nosso site é um grande recurso, assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades.
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